Durante muito tempo não tive um espaço extra para um estúdio. As casas ou apartamentos onde vivi com a minha esposa, dois cães e agora um filho nunca tiveram uma divisão a mais, a qual eu pudesse usar somente como estúdio. Assim sendo, tive de me adaptar.

Durante as várias fases dessa adaptação, acabei por comprar (e vender) vários equipamentos eletrónicos conforme as minhas necessidades, procurando sempre uma solução compacta, mas de confiança. Hoje, acho que tenho um estúdio compacto ideal, o qual vou partilhar aqui.

Equipamentos:

  • MacBook Pro (15-inch, 2019) + iPad Pro (11-inch);
  • Monitor – LG 27UL550-W;
  • Placa de Som – Komplete Audio 2;
  • Teclado MIDI – Komplete Kontrol M32;
  • Monitores de Estúdio (colunas) – iLoud Micro;
  • Auscultadores – Audio Technica SR50BT & AKG K701;

Com o MacBook Pro e o iPad Pro consigo uma portabilidade excelente para poder trabalhar em qualquer lugar. Em termos de fotografia, o iPad Pro é ideal para uma grande parte do trabalho inicial de seleção e edição, sendo até mais satisfatório trabalhar do que no MacBook Pro. A integração do Lightroom Mobile com a versão Classic para o macOS é muito boa e até ao momento tem funcionado sem problemas. No que toca a audio, a funcionalidade do macOS, Sidecar, acaba por permitir usar o iPad Pro como um ecrã secundário ou mesmo principal. Não consigo fazer trabalho muito complexo, mas existe algo de relaxante em fazer uma mistura no sofá com apenas o iPad e o Apple Pencil. Outra vantagem do iPad é a possibilidade de poder gerir e criar uma parte dos Websites em WordPress, e até mesmo adiantar alguns trabalhos de Design através das aplicações da Adobe. 

Uma das vantagens do MacBook Pro são as portas USB-C. No meu caso, e como não sou muito fã de dongles, adquiri os cabos diretos para os meus dispositivos externos.

Acabei também por comprar o monitor LG de 27 polegadas e com ligação USB-C, que não só carrega o MacBook Pro, como permite ter ligado na parte de trás, a placa de som, o teclado MIDI e o piano digital Yamaha (e mais se necessário). Quando quero trabalhar no monitor, basta-me ligar o cabo USB-C, ficando com todas as outras portas do MacBook Pro livres.

O teclado MIDI que tenho é um Komplete Kontrol M32 que mesmo tendo 32 teclas, é bastante compacto e funciona perfeitamente com o Ableton Live e o Komplete Ultimate. Se precisar de gravar algo mais complexo, tenho o piano digital Yamaha de 88 teclas.

Em termos de monitores de estúdio, os iLoud Micro Monitors, são fantásticos. No meu caso, como o espaço era comum e reduzido, acabou por ser a solução ideal. Devo dizer que fiquei surpreendido com a qualidade de som e viabilidade deste monitores, especialmente com o tamanho que tem.

Para finalizar, os auscultadores que uso são os Audio Technica SR50BT e os AKG K701. Os Audio Technica são uma boa compra para quem procura uns auscultadores fechados com Bluetooth, mas que também queiram uma boa referência em estúdio. Os AKG, são um clássico e uma excelente opção para quem quer uns auscultadores abertos para mistura e masterização.

Para mim, esta é uma excelente e compacta combinação de equipamentos. Funciona muito bem para os meus trabalhos de produção musical, fotografia, video e design, acabando por ter uma portabilidade que me permite adiantar os serviços em qualquer lugar, e um local mais fixo onde posso ligar os mesmos equipamentos e continuar o trabalho de uma forma mais complexa e detalhada.